Universidade corporativa da FACIAP lança o curso Líder Associativista

business-idea-reduzido

Começam nesta quinta-feira, 5 de maio, as aulas do curso “Líder Associativista”, realizado na Academia de Líderes da UniFaciap – Universidade Corporativa Faciap. A primeira turma é formada por 33 alunos, dirigentes de doze Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) e sete coordenadorias regionais que participam do programa Paraná Empreendedor.

O programa é um convênio firmado entre a Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, em parceria com o Sebrae Paraná, com ações previstas para 2016 focadas na estruturação de um modelo de sustentabilidade para as ACEs e coordenadorias. O aperfeiçoamento das lideranças é uma premissa do programa.

O curso é para dirigentes e executivos do Sistema Associativista, que abrange coordenadorias e associações comerciais, e empresários que tenham interesse em ingressar no ambiente associativista. O conteúdo das aulas foi elaborado para desenvolver e aperfeiçoar as competências dos participantes, para que possam potencializar sua atuação como líderes associativistas na sua cidade e região.

“Além da governança, o curso trabalha também a sucessão, uma das grandes demandas do sistema”, afirma a coordenadora da UniFaciap, Daniele Guimarães. “No curso Líder Associativista, o participante é preparado para dirigir a entidade associativista da qual faz parte com uma gestão responsável, sistêmica, profissionalizada e sustentável”.

Segundo o diretor institucional da Faciap, Márcio Vieira, responsável pelo Programa Paraná Empreendedor, o curso contribui para profissionalizar a gestão nas associações e coordenadorias. “É através do curso Líder Associativista que a gestão profissional e a liderança pessoal serão trabalhadas e incorporadas à cultura associativista. Com isso, há uma visão de futuro, para promoção do desenvolvimento das entidades associativistas e do ambiente empresarial”.

Segundo Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, a parceria com a Faciap é estratégica para que as ações de melhoria do ambiente de negócios chegue a todos os territórios paranaenses. “A partir da formação das lideranças empresariais, do fortalecimento de coordenadorias e associações empresariais e da criação de agendas territoriais e municipais de apoio aos pequenos negócios, estaremos promovendo um ambiente mais propício ao fortalecimento empresarial e ao desenvolvimento econômico do Paraná”, analisa Vitor Roberto Tioqueta.

Para o presidente da Faciap, Guido Bresolin Junior, os resultados do curso serão percebidos nas comunidades. “O curso Líder Associativista vai aperfeiçoar lideranças para sincronizar pessoas associadas no desenvolvimento de suas comunidades e do meio ambiente”, diz ele.

No primeiro módulo do curso, o líder receberá orientações sobre como desenvolver suas competências pessoais de relacionamento e imagem, como se relacionar com os veículos de comunicação de forma assertiva, especialmente em situações de crise, aprenderá a promover a sua imagem pessoal para gerar empatia na comunidade e as maneiras de incentivar mudanças e inovações que melhorem o desempenho da sua entidade.

Na sequência, serão trabalhados a visão de governança, estratégias de mudanças e os princípios de gestão, para que o líder possa atuar com inteligência organizacional. Serão abordadas ainda a importância da gestão por projetos e as principais fontes de financiamentos de projetos de cooperação disponíveis atualmente.

Outro módulo tratará dos conceitos de associativismo e cooperativismo para o  desenvolvimento local e territorial. A intenção é ampliar a visão sistêmica, contextualizando o ambiente associativista e sua interrelação com outros atores da sociedade e do Estado.

Os participantes serão amparados por mentorias, com instrutores que oferecer apoio na elaboração do Projeto Aplicativo. O projeto faz parte da formação do curso. O tema será “Melhoria do Ambiente de Negócios Local e Territorial” e será trabalhado em grupo.

Ao final do curso, o participante terá uma cadeira no Fórum Líderes Associativistas. O grupo foi criado para discutir assuntos estratégicos e relevantes para o desenvolvimento empresarial e econômico do Paraná.

UniFACIAP

A UniFaciap, Universidade Corporativa Faciap, tem capacitações focadas em melhorar o ambiente empresarial. Os cursos, palestras e workshops são para colaboradores até a alta gestão e estão divididos em duas áreas: a Academia de Líderes, que promove capacitações de alta performance em liderança, e a Academia de Negócios, com capacitações em diversos áreas do conhecimento.

A universidade oferece cursos de curta duração, palestras e workshops. Também há capacitações semipresenciais, que combinam o aprendizado da sala de aula com o sistema de ensino à distância, os cursos In Company, que são intensivos, EAD – ensino à distância, e as capacitações individuais (Coaching Executivo), realizadas para executivos no local que eles preferirem e com horários flexíveis.

Para saber mais informações sobre os cursos, datas e inscrições, basta entrar o site da UniFaciap: http://www.faciap.org.br/unifaciap/