Reunião da Cacercopar teve representantes de 10 associações

Foi realizado nesta semana, em Mamborê, mais um encontro do calendário de reuniões itinerantes da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná (Cacercopar). O evento, realizado nas dependências da Loja Maçônica Aries, teve a participação de dirigentes de 10 associações comerciais da região, além de autoridades de Mamborê e representantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

A Cacercopar é presidida pelo mourãoense Marcelo Chiroli e o encontro desta semana teve a participação de representantes das associações comerciais de Goioerê, Ubiratã, Roncador, Nova Cantu, Campo Mourão, Peabiru, Moreira Sales, Quinta do Sol, Araruna e Mamborê. Também participou o prefeito anfitrião, Ricardo Radomski, além de três vereadores locais: Fábio da Silva Ferreira, Hildebrando Ribeiro de Oliveira e José Aparecido Januário. O encontro teve ainda a presença de Eduarda Altoé,  do Sebrae/Campo Mourão.

Na abertura dos trabalhos, a presidente da ACE de Mamborê, Rose Aparecida Soares, falou dos 32 anos da Acimam e do primeiro presidente da entidade, José Marques da Silva, que faleceu no dia 4 de março deste ano. “A Acimam visa ser uma entidade representativa perante instituições públicas e privadas, atuante no dia a dia dos seus associados e imprescindível para o desenvolvimento empresarial”, acentuou.

A dirigente enumerou ainda os serviços ofretados pela Acimam e observou que encontra-se em fase de implementação o Conselho do Jovem Empresário (Conjove/Mamborê).

O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, foi representado na reunião pelo vice-presidente da entidade, Paulo Cesar Gomes, que é presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam). Além de enfatizar que a Faciap está aberta as ACE’s de todo o estado, o dirigente destacou a importância das empresas manterem a documentação atualizada para participar de licitações, que se constituem em importante nicho de mercado.

Já o presidente da Faciap Jovem, Marcos Rinaldi discorreu sobre a atuação dos jovens empresários. Também falou sobre a forma de atuação do Conselho do Jovem Empresário (Conjove).

Faciap

Anderson Douglas de Almeida, consultor da Faciap, apresentou o balancete financeiro da Cacercopar referente aos últimos nove meses. Ele também explicou a forma como a Faciap se organiza, que é através de 12 coordenadorias.

Rafael Siqueira e Erick Bleck Gonzalez, também da Faciap, falaram sobre o sistema de funcionamento da campanha promocional de Natal, denominada “Sonho Dourado”. Em 2016, a promoção liderada pela Faciap teve a adesão de ACE’S de 38 cidades e a participação de mais de 220 mil consumidores. Foram detalhadas as vantagens proporcionadas pela campanha natalina em âmbito estadual – como a questão do custo de legalização da promoção – e a possibilidade de aproveitar informações referentes aos consumidores participantes.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski, lamentou a pouca participação de empresas locais ou regionais em licitações, onde geralmente predominam empresas sediadas em outras cidades e até em outros estados. Ele salientou que além do dinheiro não girar na região, há a dificuldade logística, dependendo do produto ou serviço adquirido. “Precisamos trabalhar na conscientização para que participem das licitações. Precisamos ser mais bairristas”, conclamou. 

Fonte: assessoria de imprensa Acicam