Presidente da Faciap participa de inauguração da nova sede da Acic Cascavel

acic1

O presidente da Faciap, Guido Bresolin Junior, acompanhou a inauguração da nova sede administrativa da Acic, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel, na noite desta sexta-feira (17). Centenas de pessoas, entre autoridades, colaboradores e convidados, participaram da cerimônia. “Esse é um empreendimento construído a muitas mãos, que representa o trabalho, o dinamismo e a força do empresariado e do setor produtivo”, afirmou o presidente Alci Rotta Júnior, que fez um agradecimento especial aos ex-presidentes, a todos os associados, colaboradores e autoridades presentes.

acic2

A construção da nova sede era um sonho antigo. A Acic foi criada em 4 de abril de 1960 e durante muito tempo funcionou no Edifício Pioneiro, na região central de Cascavel. Depois vários diretores iniciaram e concluíram a sede que serviu à entidade até o último dia 28 de maio. O prédio da avenida Toledo foi inaugurado em 7 de junho de 1985. Na época, o presidente da Acic era Edgar Bueno e o governador do Estado José Richa. “Quis o destino que eu fosse o presidente naquela ocasião e que agora fosse o Alci, um jovem líder trabalhador e dinâmico”, afirmou Edgar Bueno, hoje prefeito de Cascavel.

acic3

“A Acic é a mais clara representação do planejamento, da dedicação e da transformação do associativismo”, disse Alci Rotta Junior, que também agradeceu às empresas e parceiros da associação comercial. “Hoje é uma noite especial e só temos a agradecer”, afirmou.

O presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo, representou o governador Beto Richa na solenidade. “Essa é mais uma das grandes conquistas da trajetória da Acic, uma entidade pautada em lutas importantes e em realizações relevantes à sua comunidade”. João Vicente é neto de Hylo Bresolin, um dos ex-presidentes da associação comercial e fundador da Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. A Acic recebeu placas de homenagem da CACB, Faciap, Caciopar e Sancor.

acic4

A nova sede

A maquete da obra foi apresentada quando Guido Bresolin Júnior, hoje presidente da Faciap, comandava a Acic. O lançamento da pedra fundamental ocorreu há sete anos, na gestão de Valdinei Antônio da Silva. Os trabalhos se seguiram pelos mandatos de Marcos Roberto Teixeira, Leopoldo Nestor Furlan, José Torres Sobrinho e Alci Rotta Júnior. O sistema construtivo empregado foi o de SPE, Sociedade de Propósito Específico, que permitiu a construção de um empreendimento misto – comercial e residencial.

acic5

A nova área física chega aos quatro mil metros quadrados. Todos os setores passaram a contar com ambientes maiores e mais integrados à necessidade dos colaboradores e associados. De cinco, agora são 12 os espaços destinados à locação. Entre eles está um auditório com capacidade para 392 pessoas, segundo o diretor de Patrimônio Alexandre Gonçalves, que teve importante papel nas etapas mais decisivas de construção do empreendimento. Depois do descerramento da placa de inauguração do prédio, autoridades e presentes entregaram e conheceram o Túnel do Tempo, uma galeria implantada no corredor de acesso entre a antiga e a nova sedes da Acic.

acic6

Nas paredes do corredor estão 72 fotografias que retratam a Cascavel e a Acic de ontem e de hoje. As imagens são separadas por décadas e chegam a 2016, na finalização do Edifício Rui Barbosa. O ambiente tem iluminação especial e as fotos foram feitas com proteção antirreflexo. “Esse será um ambiente de visitação, não apenas de pessoas ligadas à associação comercial, mas a todo o município”, disse o presidente do Conselho Superior, Leopoldo Nestor Furlan.

Fonte: assessoria Acic Cascavel