Nota fiscal eletrônica será lançada em Campo Mourão

A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (ACICAM) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) lançam no dia 2 de junho a Nota Fiscal Eletrônica (NFC) e a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) para o comércio de Campo Mourão. O lançamento atende a legislação vigente no Paraná, que determina a adesão ao sistema gradativamente em todo o varejo do estado.

Os dois documentos são digitais, emitidos e armazenados eletronicamente. A diferença é que a Nota Fiscal Eletrônica tem o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços ocorrida entre as partes envolvidas. Já a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica registra as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicilio do consumidor final (pessoa física ou jurídica).

A ferramenta oferece mais simplificação, agilidade, transparência e eficiência, com redução de custos, melhoria na operação e arquivamento seguro. O sistema é 100% online, sem precisar de nenhum tipo de instalação no computador.

Para o presidente da FACIAP, Guido Bresolin Junior, a novidade traz mais segurança e inibe a concorrência desleal. “Tanto o empresário quanto o consumidor terão mais segurança nas transações comerciais. Em outra frente, os empresários que sempre pagam seus impostos sofrerão menos com a concorrência desleal de quem sonegava”, diz ele.

A NFC-e da FACIAP é ofertada nos modelos de licença gratuita e licença completa e pode ser utilizada por associados de Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) vinculadas à federação com benefícios como redução de custos, melhoria na operação e arquivamento seguro.