Faciap e Sescap assinam convênio para facilitar certificação digital para contadores do Paraná

 

Mauro Kalinke, presidente do Sescap, Deborah Dzierwa, vice-presidente da Faciap, e Valdir Pietrobon, diretor político parlamentar da Fenacon, assinam convênio em Curitiba

Mauro Kalinke, presidente do Sescap, Deborah Dzierwa, vice-presidente da Faciap, e Valdir Pietrobon, diretor político parlamentar da Fenacon, assinam convênio em Curitiba

A Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, e o Sescap-PR, sindicato que representa as empresas de serviços contábeis, assinam nesta quinta-feira (02) um convênio para facilitar a certificação digital para os contadores do estado.

O certificado digital é um documento eletrônico, exigido por lei, com assinatura digital que provê a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. A ferramenta atesta a identidade de pessoas físicas ou jurídicas, garantindo as transações comerciais e financeiras e a troca de informações com sigilo e segurança.

Para fazer a validação do certificado digital, os empresários da área contábil tinham que ir a um dos pontos de atendimento do Sescap espalhados pelo estado. Hoje, são apenas 12 em todo o Paraná. A partir do convênio com a Faciap, eles poderão fazer a validação nas associações comerciais que prestam o serviço. Atualmente, são 100. “A parceria vai levar a certificação até cidades aonde, hoje, o Sescap não chega. Nossa área de abrangência aumentou muito. Isso certamente irá proporcionar mais facilidade e agilidade aos empresários que, antes, precisam viajar até locais mais distantes para ter acesso ao serviço”, afirma Elder Schroder, gerente comercial da FENACON, federação nacional que representa as empresas de serviços contáveis, que tem pensado em parcerias semelhantes em outros estados brasileiros junto com a CACB, Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

convenio 4

Elias Nicoletti Barth, superintendente da Fenacon, Deborah Dzierwa, Valdir Pietrobon e Mauro Kalinke

Só em 2015, a Faciap emitiu, por meio de seus pontos de atendimento no Paraná, mais de 65 mil certificados. Com o convênio firmado com o Sescap, a expectativa é de que esse número aumente. “Estamos prevendo um aumento de 30% no número de validações dos certificados”, afirma Paulo Henrique Batista, gestor da Autoridade de Registro em Certificação Digital da Faciap. “É uma parceria em que todos saem ganhando”.

A vice-presidente da Faciap, Deborah Dzierwa, acredita que, com a parceria, todos sairão ganhando. “É uma parceria em que todas as entidades envolvidas terão resultados positivos. Juntos, Faciap e Sescap podem oferecer aos clientes e contadores o melhor serviço de atendimento e a melhor resposta de suporte do Brasil, para que consigamos ser vistos como referência na Certificação Digital Nacional e obtermos uma participação significativa desse mercado”, diz ela.