Evento marca a comemoração dos 45 anos da Acime

Há 45 anos a Acime – Associação Empresarial de Medianeira vem contribuindo para o desenvolvimento de Medianeira e do Meio-Oeste do Paraná. Foram 28 presidentes que passaram pela entidade. Para festejar esses 45 anos de história, a Acime promoveu, na noite da última sexta-feira, 05 de agosto, na Sede do Clube Social União, o evento em comemoração aos 45 anos da Acime.

Com a presença de aproximadamente 350 pessoas, dentre elas associados, lideranças e imprensa, o evento teve homenagem aos ex-presidentes da associação; lançamento e obliteração do selo comemorativo aos 45 anos da Acime pelos Correios; e a palestra “Tempo e lugar de oportunidades! A cooperação e a transformação do território”, com Mario Cesar Costenaro e Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG.

Com a presença de aproximadamente 350 pessoas, dentre elas associados, lideranças e imprensa, o evento contou com vários momentos marcantes e atrações que abrilhantaram a noite, como: homenagem aos ex-presidentes da associação; lançamento e obliteração do selo comemorativo aos 45 anos da Acime pelos Correios, palestra: “Tempo e lugar de oportunidades! A cooperação e a transformação do território”, com Mario Cesar Costenaro e Orquestra Paranaense de Viola Caipira FAG.

De acordo com o presidente da Associação Empresarial de Medianeira, Lucas Ghellere, a Acime tem muito a comemorar. “Durante essa trajetória de 45 anos, muitos associados contribuíram para muitas conquistas alcançadas para o desenvolvimento de Medianeira, tais como a Ciretran, duplicação da BR 277, UTFPR, SENAI, SEBRAE, entre outras. Então, nada mais justo do que comemorarmos esses 45 anos de história juntamente com os nossos associados, que são os responsáveis pela construção desse legado que a associação deixa para Medianeira. É importantíssimo reunir as pessoas para comemorarmos em união e sinergia essa trajetória que foi construída com muito esforço e garra por todos os associados”, declara.

Com a missão de integrar, estimular e promover o desenvolvimento de seus associados e da comunidade, a ACIME se destaca por sua força de representatividade e dinamismo, o que a torna referência na formação de pessoas, expansão do saber empresarial, na realização de feiras, eventos e treinamentos, bem como contribuições importantes para a sociedade e desenvolvimento local. “A Acime é uma das principais fomentadoras do desenvolvimento do meio-oeste do Paraná, nós sabemos desse nosso papel e é justamente por conta disso que estamos lutando para a criação do Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Medianeira, que através da junção de esforços e união de cabeças pensantes, buscaremos cada vez mais, melhorar o nosso mercado interno, favorecer o crescimento das nossas empresas, reestruturar a base da nossa economia, para que o nosso desenvolvimento seja sustentável, próspero e permanente, apesar das dificuldades externas”, ressalta o presidente da Acime.

acime 45 anos 1

Após o jantar, Mario Cesar Costenaro, palestrou durante aproximadamente 40 minutos, sobre: Tempo e lugar de oportunidades! A cooperação e a transformação do território. Segundo o palestrante, sempre há tempo e lugar para oportunidades. “Nós provocamos as oportunidades e mudanças, independente do tamanho das ações e da nossa capacidade, principalmente quando estamos juntos e unidos em busca de um mesmo ideal. Existe uma necessidade de compreensão de que o que nós somos tem muito a ver com o lugar em que estamos, e o contrário também é verdadeiro. A maneira como agimos e lutamos pelo desenvolvimento local, transforma o ambiente. Há uma onda reversa de que eu atuando, posso transformar um ambiente que provavelmente vai me permitir desenvolver, isso tanto na carreira profissional, empresa e cidade”

Para Mario Cesar Costenaro, é muito gratificante palestrar no evento em comemoração aos 45 anos da Acime. “Medianeira é uma das cidades mais desenvolvidas do meio-oeste do Paraná e a Acime esteve presente, juntamente com outros seis municípios, na criação da CACIOPAR – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná”.

Seguindo o evento, o empresário Andrei Mondardo, discursou representando todos os associados e o ex-presidente, Dali Zadinello em nome de todos os presidentes que passaram pela Associação Empresarial de Medianeira. Após o cerimonial, foi realizado o lançamento e obliteração do selo comemorativo aos 45 anos da Acime pelos Correios e ara prestar o reconhecimento que a Acime tem a seus associados, pelo longo trabalho e esforços, que fizeram com que a associação se erigisse como uma entidade tão respeitada e com uma história de tantas conquistas, foi realizada uma singela homenagem aos ex-presidentes que fizeram parte desses 45 anos de história. “É difícil conseguirmos homenagear cada um dos nossos 620 associados, então a nossa intenção é prestar uma homenagem nas pessoas dos ex-presidentes, a cada um dos nossos associados, tanto os atuais, quanto aqueles que já passaram pelo nosso quadro associativo. Queremos prestar o nosso reconhecimento pelo longo trabalho e por todos os esforços que fizeram com que a Acime se erigisse como uma entidade tão respeitada e com uma história de tantas conquistas”, explica o presidente da Acime.

Armindo Frandoloso, um dos ex-presidentes homenageados da noite, atuou na entidade por duas gestões, de 1975 a 1977 e de 1983 a 1984 e comenta que a maior dificuldade que a Acime enfrentou no início das suas atividades, foi conscientização do empresário quanto à importância da associação empresarial. “Eu participei da fundação da Acime e é gratificante ver que aquela sementinha que nós plantamos, deu esse fruto maravilhoso que hoje a associação é e representa para Medianeira e região”, salienta.

Após as homenagens, o evento seguiu com a Orquestra de Viola Caipira FAG que animou e embalou os convidados até o final.

Fonte: assessoria Acime