Empreender aproxima consultores da região

Leoveraldo de Oliveira fala do papel da Caciopar em encontro com consultores

Leoveraldo de Oliveira fala do papel da Caciopar em encontro com consultores

Consultores do Programa Empreender participaram na manhã desta sexta-feira, na Acic em Cascavel, de encontro regional organizado pela Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Consultores de mais de dez associações de cidades do Oeste estiveram presentes.

O presidente da Caciopar, uma das 12 coordenadorias regionais ligadas à Federação, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, informou sobre o papel da entidade no contexto territorial. Ele falou sobre os princípios que regem o associativismo e das transformações possíveis a partir do compartilhamento de ações e de projetos.

A consultora da Faciap, Iraci Mataczinski, diz que encontros como esse permitem alinhamentos fundamentais para oxigenar e para que o Empreender siga dando contribuições e gerando resultados às empresas. “Quanto mais informações o consultor tiver e quanto mais experiências compartilhar, mais forte o programa será”, entende Iraci.

O Empreender foi implantado no Brasil a partir de 1990. O método foi inspirado em ações semelhantes desenvolvidas em países como Alemanha. O aspecto central do programa é a ruptura de um conceito considerado ultrapassado, de que concorrentes são inimigos. O Empreender, pelo contrário, aproxima empresários de um mesmo ramo ou de uma mesma localidade geográfica  e faz com que, de forma integrada, passem a trabalhar pelo fortalecimento do todo.

O programa transforma concorrentes em parceiros que, então, passam a organizar capacitações, viagens técnicas e até compras e vendas conjuntas. A Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi a primeira no Paraná a apostar na novidade. Ela criou em 1998 o primeiro núcleo setorial do município e também do Estado, o Moveleiro.

Fonte: assessoria Caciopar