CIPA dentro das empresas diminui riscos de acidentes de trabalho

Nos dias 14 e 15 de maio, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) realiza o treinamento de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), das 08 às 18h, na Sala de Cursos da Acimacar.

A CIPA exigida pela Norma Regulamentadora NR-05, é constituída pelos próprios colaboradores da empresa como uma maneira eficaz de combater e evitar acidentes de trabalho, identificando e corrigindo possíveis riscos e a busca por harmonia no ambiente.

Para o engenheiro de Segurança do Trabalho da equipe T-Protege Treinamentos, que conduzirá o curso, Rodrigo Otto, a CIPA é um dos aspectos de prevenção mais importantes dentro da empresa. “É importante, pois além de ser uma exigência, o treinamento forma novos colaboradores que irão atuar em prol da empresa e dos empregados nos aspectos da prevenção de acidentes e melhorias dos ambientes de trabalho”, afirma.

Rodrigo conta que normalmente a visão prevencionista, a prática em primeiros socorros e a prática no combate a incêndios é o que mais chama a atenção dos colaboradores. “Depois do treinamento, os participantes são ‘contagiados’ pela atitude prevencionista e passam a ter olhos voltados à promoção da saúde e segurança no trabalho”, assegura.

Conteúdo

Dentre o conteúdo proposto estão os temas: estudo do ambiente, das condições de trabalho e riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; princípios gerais de higiene do trabalho, medidas de controle dos riscos e outros.

Obrigatoriedade

Toda empresa, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas ou outras instituições que admitam trabalhadores como empregados devem possuir uma CIPA e mantê-la em regular funcionamento.

O investimento para o curso é de R$ 130,00 para associados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3284-5704, com Josiane.

Realização

O curso Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma realização da Acimacar com apoio do Sicoob Marechal.

Fonte: assessoria de imprensa Acimacar