ACINFAZ lança projeto Fazenda Rio Grande 2050 em noite de posse da nova diretoria

Ferdinando Ercoli e Gastão Gonchorovski

O presidente eleito da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), Gastão Gonchorovski, toma posse nesta segunda-feira (29) e lança o Fazenda Rio Grande 2050. O projeto, que começou a ser elaborado em 2014, traz melhorias e inovações para áreas como finanças públicas, saúde, educação, mobilidade e segurança. “A ideia é pensar a cidade a longo prazo. Todas as entidades da cidade estão envolvidas, como o Rotary Club e ONGs”, conta o presidente.

O Sebrae-PR também está debruçado sobre o projeto, para transformá-lo em um piloto para outras cidades da região metropolitana. Lideranças das associações comerciais de São José dos Pinhais, Araucária e Campo Largo já manifestaram interesse em implantar o projeto. A ideia é que, em cinco anos, o projeto da ACINFAZ se torne metropolitano. “É uma grande responsabilidade. O pilar dessas mudanças é a associação. A expectativa é muito grande”.

Desde que entrou para a ACINFAZ, em 1994, Gastão Gonchorovski nunca se afastou da entidade. É, hoje, o diretor em atividade mais antigo. Inicia oficialmente, no dia 29, o seu terceiro mandato. Empresário do ramo metalúrgico, Gonchorovski foi presidente da associação pela primeira em 2000. “Queremos que a cidade inove, se reinvente a cada problema. Não basta culparmos o poder público pelos problemas. A sociedade precisa se unir e buscar soluções para resolvê-los”, afirma ele.

Durante o jantar de posse, o presidente também assina convênio com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) para que empresas de Fazenda Rio Grande possam recuperar créditos tributários e outro com a Universidade Corporativa Faciap para capacitar empresários para realizar compras públicas.

O jantar de posse da ACINFAZ será às 20h na Chácara Encanto das Areias, em Curitiba. 

Ferdinando Ercoli

Quem deixa o cargo é o empresário do setor de material de construção, Ferdinando Ercoli. Ele está há 20 anos no associativismo e foi presidente por uma gestão. À frente da ACINFAZ, realizou quatro campanhas de incentivo às vendas, com mais de 5 milhões de cupons distribuídos, 30 cursos e palestras de capacitação, com 2 mil pessoas atingidas. Ercoli lembra também do projeto que foi iniciado em sua gestão, em parceria com o Sebrae-PR, voltado para o desenvolvimento de Fazenda Rio Grande.  “Conseguimos ainda registrar um pequeno crescimento no número de associados em um período de crise, em que esperamos desligamento das empresas”, diz Ferdinando Ercoli. “Senti-me honrado por ter sido escolhido pelas lideranças da cidade. Sinto que cumpri minha missão, certo de que o Gastão fará um ótimo trabalho”.