Aciai entrega cartilha sobre empreendedorismo para candidatos à Prefeitura

A Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) realizou, nesta semana, uma reunião com os seis candidatos à prefeitura de Irati. O objetivo é incentivar os candidatos a colocarem nas agendas públicas as políticas de apoio e estímulo aos pequenos negócios que possam contribuir para o desenvolvimento econômico, político e social do município.

“É necessário que o gestor público tenha uma política integrada de apoio às empresas, pois essa é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do município”, afirmou o presidente da Aciai, Oscar Muchau.

Ele reforçou ainda que a Aciai tem o compromisso de buscar junto a administração pública os anseios do empresariado e da sociedade. “São ações que vão além do apoio e incentivo ao empreendedor, mas que interferem diretamente no dia a dia do empresário, como infraestrutura, segurança pública, entre tantos outros fatores relevantes para a nossa cidade”.

Temas

Durante o evento, os candidatos tiveram a oportunidade de falar sobre os seguintes temas: geração de emprego e renda, incentivo a novos empreendedores, inovação e empreendedorismo.

A cartilha Candidato Empreendedor é desenvolvida pelo Sebrae e propõe ações focadas em: associativismo, desburocratização e simplificação, incentivar a inovação e tecnologia, viabilizar crédito e financiamento, promover a educação empreendedora, desenvolvimento territorial, entre outros.

O candidato pode também acessar o guia completo e montar seu plano de trabalho no endereço www.candidatoempreendedor.com.br.

Propostas

Aos candidatos, foi dado o tempo de 10 minutos para explanar sobre suas principais propostas para fortalecer a economia local. Por ordem de sorteio, o primeiro a falar foi o candidato Marcos Antônio Gonçalves (PHS), que citou a necessidade do trabalho conjunto para o desenvolvimento local. “Uma de nossas propostas é melhorar a infraestrutura do condomínio industrial para atrair novas empresas e gerar novos postos de trabalho”, disse Marcos Antônio.

Na sequência, o candidato Ronaldão Ferreira (PP), explanou sobre seu projeto de expansão. “Queremos comprar mais uma área para montarmos mais um condomínio industrial, como forma de dar mais incentivo”, comentou Ronaldão.

O terceiro a falar foi o candidato Nelsinho Antunes (PTB), ele reforçou a importância de parcerias, como a da Aciai e Sebrae, para fortalecer o comércio. “Um dos nossos propósitos é investir também no turismo rural e religioso como forma de levar o desenvolvimento tanto para a cidade quanto para o interior”, relatou Nelsinho.

Dando continuidade as explanações, o candidato Jorge Derbli (PSDB), disse que como empresário vivencia as dificuldades de se manter um empreendimento. “Vou trabalhar para criar novas empresas e fortalecer as já existentes. A nossa administração vai valorizar os produtos e serviços gerados em Irati”, garantiu Derbli.

Pela ordem do sorteio, o candidato Odilon Burgath (PDT), mencionou as ações realizadas pela sua gestão. “Além de todo o trabalho que fizemos com os programas de incentivo às empresas, como o Progride, vamos continuar trabalhando para a formalização do empreendedor e para a geração de novos empregos e renda”, assegurou Odilon.

Para finalizar, o candidato Emiliano Gomes (PV), explicou que criará um núcleo especifico em sua gestão para trabalhar o potencial de cada negócio. “Vamos trabalhar a identidade empresarial de Irati, criando o Conselho de Desenvolvimento que terá como foco atrair novos investimentos para a cidade. Pois, para termos sucesso, precisamos integrar as pessoas junto à administração pública”, considerou Emiliano.

Carta-proposta

Na ocasião, o presidente do Observatório Social, Vanderlei Zarpellon, reforçou o conteúdo da carta-proposta entregue a todos os candidatos a prefeito e vereadores de Irati. “O documento pede que o prefeito eleito assuma o compromisso com o Plano de Transparência e Controle Social que irá contribuir com um melhor gerenciamento dos recursos públicos”, concluiu.

Fonte: assessoria de imprensa Aciai